PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Obras no distrito de Conselheiro Paulino são paralisadas por falta de projeto


O Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ), esteve na ultima sexta-feira (30/03), em uma reunião no bairro Três Irmãos, distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. O objetivo foi buscar soluções para o impasse das obras de contenção em quatro localidades. Segundo a Caixa Econômica Federal, as obras nos Três Irmãos, Floresta, Maias e Jardilândia foram paralisadas porque o Governo do Estado não entregou os projetos necessários.

Na noite de sexta-feira (30/03), Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ) esteve em uma reunião na casa da Presidente da Associação de Moradores do bairro Três Irmãos, distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. O objetivo do encontro foi buscar soluções para a paralisação das obras em quatro localidades: Três Irmãos, Floresta, Maias e Jardilândia.

Como Deputado Federal, Glauber não pode fazer obras, mas pode buscar junto com os Ministérios o auxilio necessário e fiscalizar o que está sendo feito. O Parlamentar foi ao Ministério das Cidades para saber o motivo da paralisação das obras de contenção para drenagem e procurou também a Caixa Econômica Federal. As duas instituições informaram que a empresa que iniciou as obras, paralisou os serviços porque o Governo do Estado não teria entregado os projetos solicitados.

O representante da Secretária Especial de Reconstrução da Região Serrana, confirmou a informação e afirmou que o prazo inicial da entrega da documentação seria em fevereiro, mas devido a alguns impasses burocráticos, o Ministério das Cidades vai prorrogar para maio.

Recursos liberados

De acordo com informações do Ministério das Cidades, foram liberados em novembro de 2011, cerca de R$40 milhões para essas quatro obras de contenção em Nova Friburgo. “Temos visto que o Governo Federal tem feito a sua parte. Agora cabe ao Estado fazer a parte que compete a ele. Vou estar sempre à disposição do Estado, dos Municípios e das Comunidades para batalhar em Brasília por recursos, mas o dinheiro deve ser bem aplicado”, afirmou Glauber na reunião.

Próximos passos

Agora, cabe o Governo do Estado à entrega dos projetos até maio para as obras continuarem.

Recursos foram liberados após Ato Público: Conselheiro pede respeito.

Desde a tragédia, a população de Conselheiro Paulino esperava ansiosa pelo anúncio de obras de contenção no distrito. No pacote inicial anunciado pelo Governo Federal e Estadual, o distrito não foi contemplado. No dia 14 de julho de 2011, o Deputado Glauber e a ComAmor organizaram o Ato Público: Conselheiro pede respeito. A audiência gerou um documento com centenas de assinaturas pedindo obras emergências no distrito. Glauber entregou a documentação ao Governo do Estado e ao Federal. Cerca de quatro meses depois, o Ministério das Cidades anunciou a liberação de recursos para obras.