PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reunião garante que Nova Friburgo vai ter serviço de SMS para a Defesa Civil


Foi realizada ontem (19), uma reunião na cidade do Rio de Janeiro entre a Assessoria do Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ), o Secretário Municipal de Defesa Civil, Cel. João Paulo Mori e representantes das operadoras de telefonia celular: Tim, Vivo, Claro e Oi. A única empresa ausente foi a Nextel.

O Deputado não pode comparecer devido à cirurgia de emergência na mão esquerda que foi realizada no mesmo horário que o encontro. Apesar de estar hospitalizado, o Parlamentar pediu para a sua assessoria manter a agenda e representá-lo.

O objetivo da reunião foi terminar o impasse que garante o serviço de disparo de mensagens com informações dos níveis de alarme e alerta devido as chuvas de verão, via celular pela Defesa Civil para as pessoas que se cadastrarem. O serviço já é realizado na capital e a idéia é trazer para a Região Serrana do Estado.

Todas as quatro operadoras demonstraram que o serviço é totalmente possível, basta uma adaptação técnica entre a Defesa Civil e as empresas. Junto com o Cel. Mori, participou da reunião, Marcos Marinho Marconi, representante da empresa Procity que criou um sistema para cadastro, armazenamento dos dados e disparo das mensagens. O sistema foi uma doação para Nova Friburgo. De acordo com Marconi, a única tarefa das operadoras será a entrega do torpedo.

A operadora Vivo entregou ao Cel. Mori, um contrato para ser assinado para selar o acordo e responsabilizando a Defesa Civil pelo conteúdo das mensagens. O documento está sendo analisado pela Procuradoria Municipal de Nova Friburgo.

Já as operadoras Tim e Oi, pediram o prazo até a próxima sexta-feira (23), para entregarem ao Cel. Mori uma proposta de serviço. A operadora Claro não deu um prazo determinado para entrar em contato.

Apesar da Defesa Civil de Nova Friburgo já estar com o processo bem adiantado para ter o serviço, a assessoria do Deputado Glauber reforçou a importância dos outros municípios da Região Serrana também serem contemplados com a iniciativa. As quatro operadoras se colocaram a disposição para fazer uma reunião com a Defesa Civil de cada cidade. Estão sendo encaminhados ofícios do Deputado Glauber para as prefeituras de Petrópolis e Teresópolis com o objetivo de organizar esse encontro.

Glauber procurou as operadoras e a Anatel a pedido do Codenf

O pedido ao Deputado Glauber para fazer essa “ponte” entre as operadoras e a Defesa Civil foi feito pelo Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (CODENF). Glauber prontamente marcou uma reunião na Anatel, em Brasília, no dia 19 de outubro. O gerente de Comunicações Móveis da Anatel, Bruno Ramos, afirmou ao Parlamentar que reuniria as operadoras para atender a solicitação.

O envio de mensagens de alerta em caso de catástrofes faz parte do regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que está em fase de elaboração. De acordo com Bruno, a articulação com empresas de telefonia móvel pode ser feita antes da regulamentação ser finalizada, mas as operadoras terão a liberdade de adesão.

Para o deputado Glauber, que é natural de Nova Friburgo, região serrana mais atingida pelas chuvas no início do ano, a medida vai ajudar a Defesa Civil local a informar para toda comunidade quais são os pontos seguros e a localização dos núcleos de Defesa Civil. “A população local já está sendo treinada para saber agir na iminência das chuvas. Toda ajuda nesse sentido é bem vinda para prevenir novos desastres”.

Fonte: www.glauberbraga.com.br