PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Glauber se reúne com o Vice-Presidente da República


Preocupado com os efeitos naturais que as catástrofes climáticas podem causar no Brasil, o Deputado Federal e Relator da Comissão Especial que trata especificamente desse assunto, Glauber Braga (PSB/RJ), esteve junto com outros Parlamentares em reunião com o Vice-Presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP) na terça-feira (18/10).

O objetivo do encontro foi solicitar que seja passada para a Comissão Especial os estudos realizados pelo Grupo de Trabalho criado pela Presidência da República sobre medidas preventivas em desastres naturais. O pedido foi pelo Deputado Glauber. Até o final de novembro Glauber vai apresentar uma proposta de Código de Proteção Civil. “Sei exatamente o que uma catástrofe natural pode fazer em uma cidade. Sou de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Temos que pensar em como evitar novas catástrofes e segurar a vida das pessoas. Além disso, temos que ampliar o nosso foco de atuação para o país todo. Enquanto o Estado do Rio sofre com as chuvas, temos outros Estados que sofrem com a seca. Temos que pensar nas características de cada Região”, explicou Glauber.

O Código de Proteção Civil que o Relator vai apresentar tem o foco em ações como, divisão de responsabilidades dos entes federativos na iminência do desastre e criação de um fundo para obras de prevenção. Glauber explicou para Temer que a colaboração da Presidência vai ser fundamental nesse projeto. “Ter acesso a tudo que está sendo feito pelo Governo Federal nesse sentido vai ajudar a complementar a proposta”, afirma o parlamentar. Para ele, a soma de esforços de todos os setores envolvidos vai resultar em uma proposta que de fato modifique a cultura de Defesa Civil do País.

Na mesma data, Glauber se reuniu com o 3º Secretário da Coordenação-Geral de Ações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Tayar, também no intuito de ter contribuições da pasta no Código de Proteção Civil. Para Tayar, o Brasil precisa construir uma posição nacional sobre o tema nas áreas de prevenção, reconstrução e atendimento às vítimas. “Faço questão de ajudar no que for preciso para que a proposta apresentada pela Comissão possa ajudar todas as comunidades que correm riscos de novos desastres”.

Fonte: www.glauberbraga.com.br