PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

sábado, 25 de junho de 2011

Gustavo Tutuca: Novos tempos para a Alerj


Deputado estadual pelo PSB

Rio – Nesses tempos de mundo globalizado, a tecnologia livre é um caminho sem volta. Usar, copiar, estudar, modificar e redistribuir programas de computador, sem restrição, tornou-se comum por conta dos altos custos de licenciamento dos softwares. Neste sentido, a Assembleia Legislativa do Rio tem adotado medidas saneadoras, cujo propósito é modernizar e deixar a Casa mais transparente para a população fluminense.

Aliando tradição e modernidade, os visitantes do Palácio Tiradentes, por exemplo, já podem se beneficiar do sistema wi-fi. Além de apreciar uma arquitetura histórica e aprender fatos da política do estado, o público, a partir da Internet gratuita, tem pleno acesso às redes sociais, tais como Twitter e o Facebook, ou até mesmo a caixa de e-mail pessoal. Os deputados também se beneficiam, pois conectam seus computadores do plenário.

O próximo passo será reformular o portal da Alerj, que, depois de 13 anos, precisa de atualização. E, neste caso, não é apenas a tecnologia que está em jogo, mas a transparência. Com um site mais ágil e moderno, a população poderá acompanhar com facilidade os projetos, os gastos e as ações dos parlamentares, tornando o processo legislativo mais democrático.

Já internamente, foi adotado o BROffice, pacote gratuito e obrigatório nos desktops. O Parlamento também aprovou um projeto que estabelece a adoção do uso de documentos abertos na administração pública direta, indireta e autárquica. Com isso, haverá economia de R$ 20 milhões por ano em licenciamento. Como se vê, pensando em otimizar custos e melhorar o atendimento para todos, a Alerj está dando um salto de qualidade.

Coluna Opinião – Jornal O Dia (25/06/11)

Fonte: www.gustavotutuca.com.br