PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cacaria também ganha acesso gratuito à internet


Projeto da Prefeitura de Piraí já chegou a 4 comunidades sem provedor particular.

Cacaria, a cerca de 45km da sede do município, é a quarta comunidade bairro de Piraí que passa a usufruir do beneficio de acesso gratuito à internet em banda larga, oferecido pela Prefeitura. A entrega das chaves de acesso aos moradores que se cadastraram no Projeto Cidadão Digital ocorreu em solenidade realizada na última segunda-feira, 7 de novembro, no Colégio Municipal Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa.

O Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) destacou a importância do Projeto Cidadão Digital, que está levando internet gratuita às comunidades onde provedores particulares não tiverem interesse em chegar e comparou o acesso à internet ao impacto causado com o surgimento da TV.

“A TV revolucionou o mundo, ampliando o acesso à informação. O mesmo está acontecendo com a internet. Confesso que relutei em aprender a usar o computador e, no entanto, hoje não consigo viver sem ele, sem a internet, seja para lazer ou para informação. Com o Projeto Cidadão Digital, que dá acesso gratuito à internet, Piraí está saindo na frente mais uma vez, como foi com o Projeto UCA (Um Computador por Aluno), com a passagem a 1 real e outros”, afirmou o Prefeito.

População torce a favor

Tutuca fez questão de agradecer à parceria da Câmara Municipal – representada na solenidade por oito vereadores -, ao aprovar por unanimidade a criação do Projeto Cidadão Digital, que já chegou também aos bairros do Varjão, Jaqueira e Rosa Machado, beneficiando cerca de 700 domicílios.

“Piraí está saindo na frente com mais este projeto porque todos trabalham visando a dar melhor qualidade de vida para os moradores e porque aqui a população torce para que as coisas deem certo e participa com pensamento positivo”, completou Tutuca, citando outras obras programadas para Cacaria, como a quadra coberta que está sendo construída ao lado do colégio, a recuperação e asfaltamento de estradas e ruas e a reforma da praça central, esta em fase de projeto.

Como ocorreu nas outras localidades, o Secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia, Fábio Marcelo de Souza e Silva, fez a apresentação do Projeto Cidadão Digital, sugerido pelo Prefeito Tutuca, que chegará a outras localidades, a partir de janeiro de 2012. A primeiras programadas são Ponte das Laranjeiras e Caiçara. O Secretário falou sobre o funcionamento do serviço, informando que a única despesa para os interessados é a aquisição do kit de instalação, que fica em torno de R$ 250,00.

Fábio Souza e Silva explicou que a implantação do projeto é a efetivação de um sonho que a Prefeitura já tinha desde 2004, quando tentou oferecer internet à população, mediante uma taxa social, pequena, mas não teve autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

“Estamos promovendo a inclusão socioeconômica de nossa população, via inclusão digital”, enfatizou o Secretário.

O Deputado Estadual Gustavo Tutuca, que participou do Projeto Piraí Digital desde o início, inclusive coordenando-o quando era Secretário Municipal de Governo, também destacou o papel que o acesso à internet representa hoje na vida das pessoas:

“O acesso à internet amplia as fontes de informação, a oportunidade de crescimento. E sem informação não se anda pra frente, atualmente. Por isso, me orgulho de ter participado da implantação desse projeto, pois tenho percorrido o estado e visto que há muitas localidades maiores do que Cacaria sem o que vocês estão recebendo agora”, afirmou Gustavo, lembrando que um de seus primeiros projetos na Assembléia foi propor a implantação do programa um computador por aluno em todo o Estado.

Representante da comunidade na Câmara Municipal, o Vereador Antonio Esmeraldo destacou o significado da implantação da internet gratuita, para ele tão importante quanto à inauguração da escola:

“Piraí é um município diferenciado porque aqui se pensa no interesse coletivo. A chegada da internet é muito importante para a comunidade. Antes, era analfabeto aquele que não sabia ler e escrever. A partir de agora, será analfabeto quem não souber usar o computador”, frisou o vereador.

Além da entrega das chaves de acesso aos 131 domicílios cadastrados, foi realizada a entrega de certificados de conclusão à primeira turma de formandos – 15 alunos – do Projeto Planejando Seu Saber, que oferece curso gratuito de informática a moradores de várias comunidades. Por determinação do Prefeito Tutuca e como já havia acontecido no Varjão, Jaqueira e Rosa Machado, foi feito sorteio de 10 kits gratuitos de instalação de internet – sendo 9 entre os cadastrados e 1 entre os formandos.

Um dos sorteados foi o engenheiro civil aposentado Heráclito do Amaral, que descobriu Cacaria há pouco mais de dois anos, na internet, e decidiu morar na localidade. Atualmente ele possui modem de operadora privada, mas vai dar prioridade à rede da Prefeitura.

“Vai ser muita importante para a comunidade e principalmente para os jovens, que ganham uma nova opção de diversão e de ocupação”.

Já a jovem Duane dos Santos ainda não tem computador em casa, mas espera adquirir um para usufruir da internet grátis. Nascida e criada em Cacaria, para usar computador ela tinha que ir a uma lan house, em Seropédica, ou ao laboratório do Colégio Aurelino Baborsa.

“Vai ser ótimo para todos nós, pois não vamos ter mais que nos locomovermos para usar o computador. Faço muita pesquisa e vai ser muito mais cômodo.”

Fonte: www.gustavotutuca.com.br