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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estado pode ter programa “Um computador por aluno” (UCA)


As escolas da rede pública do estado do Rio podem ganhar o Programa “Um Computador por Aluno” (UCA). É o que garante o projeto de lei 769/11, de autoria do deputado Gustavo Tutuca (PSB), publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (19/08). A iniciativa prevê que a partir da disponibilização de um equipamento portátil de informática para cada aluno matriculado na rede pública estadual haja a melhoria do processo educacional, a inclusão digital e a inserção da cadeia produtiva no processo de fabricação e manutenção de equipamentos. “A política educacional e os sistemas educacionais desenvolvidos no país se encontram em crescente processo de modificação e expansão, sendo necessária a adequação às novas realidades, tornando-se indispensável oferecer uma educação básica de qualidade que tenha como prioridade a dimensão humana do desenvolvimento”, defendeu o parlamentar.

A iniciativa ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que conjuntamente promoverão o necessário para a execução e a implantação do Projeto. Além disso, a implantação do UCA se dará de forma progressiva, a fim de priorizar as unidades escolares com os piores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tutuca lembrou, ainda, que os equipamentos a serem disponibilizados aos estudantes poderão ser utilizados tanto nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios), de acordo com regras a serem estabelecidas, como em suas residências, iniciando assim um processo de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.

O programa já foi implantado no município de Piraí, na região do Médio Paraíba, apresentando melhorias substanciais no processo de aprendizagem dos alunos. “Dentre tais melhorias é importante citar a ampliação na interação entre aluno/professor, aluno/aluno e professor/professor; melhoria na assiduidade e na disciplina; maior mobilidade; mudança do paradigma no papel do professor; aumento da autoestima dos alunos, além do importante papel na formação de alunos monitores, havendo, hoje, no município de Piraí, aproximadamente 564 em processo de formação”, salientou.

Fonte: www.gustavotutuca.com.br