PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Internet grátis chega também a Rosa Machado em Piraí


Os moradores do bairro de Rosa Machado já podem acessar gratuitamente a internet, em banda larga, pela rede da Prefeitura de Piraí, a partir desta terça-feira, 16 de agosto. 186 das 500 residências da localidade que se cadastraram na Secretaria Municipal de Planejamento, Ciência e Tecnologia receberam ontem as chaves de acesso, em solenidade realizada na Escola João Feliciano. Para receber o sinal, o morador terá de instalar o kit, que custa em torno de 200 reais. Das 186 residências, 10 foram sorteadas para receber o kit gratuitamente.

Além do acesso gratuito à internet, a Secretaria oferecerá também, aos moradores de Rosa Machado, cursos gratuitos de iniciação em informática, do projeto Planejando seu Saber, que já chegou a diversos bairros, em parceria com associações de moradores. O Secretário Fábio Marcelo Silva destaca que a realização dos cursos e a oferta de internet grátis trarão enormes benefícios aos moradores de Rosa Machado, tal como ocorreu nas localidades onde esses serviços foram implantados:

“O computador já é uma ferramenta indispensável no dia a dia de qualquer pessoa, atualmente, para simples tarefas como ir ao banco, pagar contas, etc. O acesso à internet, além de aproximar as pessoas, com o uso das redes sociais, e-mails, está lhes dando condições de se informar melhor e abre possibilidade inclusive de crescimento profissional, com a realização de cursos a distância, nas mais diversas atividades. Portanto, o que a Prefeitura está fazendo é permitir que a população melhore sua qualidade de vida com o uso de instrumentos modernos, seguindo rigorosamente seu slogan – modernidade com qualidade de vida”, enfatizou Fábio Marcelo.

Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Tutuca, o vice-prefeito Luiz Antônio, o deputado estadual Gustavo Tutuca, além de secretários e vereadores.

Para o vice-prefeito Luiz Antônio, a internet, cada vez mais, faz parte da vida de todos. Tudo que se faz hoje, em termos de banco, aposentadoria, serviços públicos e outras atividades necessárias no dia a dia, caminha para ser realizado através da internet.

Luiz Antônio lembrou ainda da dificuldade, que é para o setor público fazer o que Piraí está fazendo hoje, garantindo a cidadania através da acessibilidade à informação com o Piraí Digital.

“Se dependesse das teles, localidades como o Rosa Machado, só seriam atendidas com internet daqui a alguns anos”, afirma Luiz Antônio.

Gustavo Tutuca ratificou o que disse o vice-prefeito Luiz Antônio, ressaltando que o Piraí Digital nasceu, em parte, devido a falta de interesse do setor privado em atender cidades como Piraí.

“Eu vejo que hoje no bairro Rosa Machado, existe dificuldade até com o sinal de celular. Imagine quando, uma comunidade pequena como esta seria atendido pelas empresas com internet” afirma Gustavo Tutuca.

Gustavo Tutuca lembrou também que hoje, todas as escolas municipais estão conectadas e foi necessário vencer várias dificuldades para que isso fosse possível, desde a falta de estrutura elétrica até a melhoria da segurança das escolas.

“O Plano Nacional de Banda Larga que está sendo discutido no momento em todo o Brasil, se trata justamente da replicação para o País daquilo que já está sendo feito no nosso município”, afirma Gustavo Tutuca.

Já o Prefeito Tutuca disse que é da época, ainda, do telefone de manivela e acompanhou todas as mudanças nos meios de comunicação até hoje com a internet, que passa a ser um instrumento necessário para todos aqueles que necessitam de serviços ou apenas se manter informados sobre o que acontece no país.

“Nós em Piraí, simplesmente, decidimos parar de esperar a evolução chegar e passamos a ir atrás dela, para que nossa população tenha direito à informação e a inúmeras possibilidades de aprimoramento e comodidade oferecidos pela internet”, explica Tutuca.

Rubem Vaz Ferreira Faria Filho, 68 anos, aposentado, foi um dos contemplados com um dos dez quites de acesso à internet sorteados pela prefeitura entre os 168 inscritos para ter acesso à internet em suas residências.

“Hoje tenho acesso discado em minha casa, mas é muito lento e a conexão fica caindo constantemente. Eu tenho um filho que faz a 8ª série, no Colégio Castelo Branco, em Santanésia e, o Senai na Escola de Lajes. Para ele vai ser muito importante para os estudos. Agora, até eu vou fazer o curso da Prefeitura, para poder acessar e navegar na internet”, afirma Rubem Vaz Ferreira Faria Filho.

Wilson Ponath, 45 anos, funcionário público da Prefeitura de Piraí, também foi um dos conteplados com o quite de acesso, e diz que agora já está planejando trocar de computador para poder acessar melhor a internet.

“O computador que tenho em casa é muito fraquinho e vou precisar trocá-lo. Também tenho uma filha estudando em Santanésia e, para quem estuda, a internet é fundamental”, explica Wilson.

Fonte: www.gustavotutuca.com.br