PSB LUTANDO PARA UM PORTO REAL MELHOR!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Stédile defende maior investimento em transporte público e ciclovias


O deputado federal Luiz Stédile (PSB-RS) elogiou, na última semana, o Plano Brasil Maior, lançado pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília. De acordo com o parlamentar, a iniciativa representa importante instrumento de impulso à indústria nacional. Stédile considera, no entanto, desnecessária a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos, medida prevista na proposta do Governo Federal.

Entre outros incentivos, como a diminuição da carga tributária das empresas, o Brasil Maior cria novo regime tributário para o setor automotivo. Ele prevê a redução do IPI para as montadoras instaladas no país, de acordo com investimentos em inovação tecnológica, produção local e agregação de conteúdo nacional, para os próximos cinco anos.

Para Stédile, o incentivo dado à cadeia automotiva não deveria ser prioridade nesse momento, pois o setor não enfrenta dificuldades de produção. “A cadeia produtiva automobilística está bem, não há desemprego e a produção está em alta”. Segundo ele, a o investimento em transporte público merece maior atenção. “É o transporte público que precisa urgentemente de apoio governamental. Hoje as pessoas adquirem os veículos porque os ônibus e metrôs não têm qualidade. O que vemos são ruas lotadas de carros e o constante aumento da poluição”.

Ciclovias
Luiz Stédile também defendeu o investimento em construções de ciclovias como forma de melhorar o trânsito e a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. O socialista comemorou a aprovação, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, também na última quarta-feira (3), do Projeto de Lei que cria o Programa Bicicleta Brasil.

De acordo com a proposta, a ideia é melhorar as condições de cidades com mais de 20 mil habitantes, possibilitando aos moradores o uso da bicicleta no dia-a-dia. O percentual de 15% do valor arrecadado com multas de trânsito será a fonte de recurso para a implantação do Programa. “O incentivo do uso da bicicleta como meio de locomoção, além de benefícios ao meio ambiente, mudará a de vida das pessoas”, ressaltou Stédile.


Liderança do PSB na Câmara

Fonte:www.psbnacional.org.br